Tel.: (11) 2936-5446
Rua da Mooca, 3177
Manual do Consumidor de Farmácia de Manipulação
Prezado Cliente: Aqui você encontra informações gerais sobre o uso correto dos medicamentos manipulados, precauções e advertências. Procuramos esclarecer as dúvidas mais comuns. Para quaisquer outras informações contate nossa farmacêutica.
Nossos profissionais estão à sua disposição para assessorá-lo em tudo que for preciso. Temos como objetivo alcançar sua plena satisfação e não pouparemos esforços para que isso aconteça.
1) Recomendações que irão favorecer o seu tratamento e garantir a sua saúde
Na Oligofarma todos os medicamentos são elaborados sob manipulação criteriosa e supervisão constante de farmacêuticas especializadas, proporcionando ao cliente, além de rapidez e segurança, um produto de total qualidade e confiabilidade.
2) Informações sobre o uso correto dos medicamentos manipulados
1- Seu medicamento é uso pessoal e intransferível e deve estar lacrado no momento da retirada. Certifique-se que o seu nome e do profissional que o consultou constam no rótulo, onde também devem constar as datas de manipulação e prazo de validade, o número do registro no livro de receitas da farmácia, a fórmula do medicamento solicitado e o modo de usar.
2- Mantenha o medicamento na embalagem original, bem fechada, em local seco e fresco, longe da umidade, ao abrigo da luz solar direta e do calor. Em caso de alteração de cor, odor, consistência ou sabor, procure seu farmacêutico para esclarecimentos.
3- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais.
4- Manuseie os produtos com as mãos limpas e secas. Em se tratando de cremes, pomadas ou géis evite sua contaminação utilizando a espátula (pazinha) que acompanha a embalagem. Após o seu uso, lave-a corretamente com água e sabão neutro, enxugando-a com papel toalha para depois reutilizá-la. Procure também evitar exposição ao sol.
5- Quando o volume total dos componentes da fórmula é maior do que a maior cápsula disponível torna-se, necessário dividir a dose unitária em duas ou mais cápsulas. Leia atentamente o rótulo antes de utilizar seu medicamento para saber quantas cápsulas compõem uma dose.
6- O tamanho das cápsulas depende do volume dos pós utilizados e pode variar de uma fórmula para outra. A cápsula não tem atividade farmacológica: é apenas um invólucro (revestimento) para o medicamento.
7- Cápsulas gelatinosas com aparência externa (tamanho e cor) podem variar de uma fórmula para outra de acordo com o procedimento utilizado na preparação, o que não interfere na dosagem e efeito do medicamento.
8- Para evitar problemas alérgicos, temos por norma somente utilizar cápsulas incolores.
9- Algumas matérias-primas são naturalmente coloridas e/ou tem odor forte e são evidentes mesmo quando misturadas com outras substâncias.
10- Não colocamos essência ou corante em fórmulas médicas a menos que indicado na receita ou que o cliente peça no momento de encomendar o medicamento.
11- Princípios ativos de origem vegetal, como as tinturas, têm a sua coloração natural variável de acordo com a época da colheita da planta e podem gerar variações na cor final do medicamento.
12- Medicamentos controlados pelo Ministério da Saúde, como os moderadores de apetite e calmantes, exigem a apresentação de novas receitas e/ou notificações que tem prazo de trinta dias a contar da data de emissão para serem manipulados. O rótulo do produto deve vir acompanhado de uma etiqueta vermelha, preta ou branca, conforme a classe terapêutica a que pertença o seu medicamento. Para manipular esse tipo de medicamento, a farmácia deve possuir uma licença especial concedida pelo Ministério da Saúde. O uso prolongado ou o abuso destes medicamentos poderá causar dependência física ou psíquica.
13- Evite o uso de bebidas alcoólicas no período em que estiver utilizando medicamentos.
14- Respeite os horários de administração dos medicamentos e nunca altere a posologia prescrita pelo médico.
15- Consulte seu médico a respeito de suas atividades físicas: saiba que alguns medicamentos podem causar sonolência e não se deve dirigir veículos ou operar máquinas durante o seu uso.
16- Em caso de gravidez ou lactação informe-se com seu médico sobre a necessidade de interromper, ou não, o uso do medicamento.
17- Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido.
18- O peso ou o volume dos medicamentos está discriminado no rótulo e independem da capacidade máxima as embalagens.
19- Medicamentos manipulados devem ser utilizados sob supervisão profissional: não repita recitas sem nova consulta. A boa relação médico-paciente é fundamental para o êxito do seu tratamento.
3) Vantagens do medicamento manipulado
1- Economia: O produto manipulado é prescrito pelo médico ou dentista na quantidade e dosagem exatas para o seu tratamento. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar.
2- Segurança: A farmácia de Manipulação segue normas de Boas Práticas de Manipulação determinadas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.
3- Associação de Medicamentos: Há doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Quanto isto corre, para facilitar o tratamento, o médico ou o dentista pode prescrever uma fórmula manipulada que possibilite a associação de todas as substâncias necessárias.
4- Medicamentos para crianças e idosos podem ser preparados em cápsulas de tamanho especial ou em outras formas farmacêuticas como xaropes e supositórios, para facilitar sua administração.
5- Farmácias de manipulação podem preparar medicamentos sem conservantes, corantes, aromatizantes e perfumes, para pacientes alérgicos.
6- Medicamentos não-disponíveis: Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem mais no mercado. Neste caso, a farmácia de manipulação, tendo a matéria-prima disponível, poderá atender à prescrição, preparando o produto.
7- A dose certa para a pessoa certa: Somente na fórmula manipulada é possível prescrever doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.
8- Rótulo personalizado: Os seus dados constam no rótulo do medicamento que foi prescrito para você, evitando riscos, como o de troca ou de consumo errado por outras pessoas.
9- Toda farmácia de manipulação tem a presença constante do farmacêutico para orientar o consumidor no uso correto de seu medicamento.
10- Relacionamento médico-farmacêutico: Sempre que necessário, o médico que prescreve o seu medicamento e o farmacêutico que o manipula mantêm contato para esclarecer casos de dúvidas e garantir a sua saúde.
4) Como agir perante o Médico
A receita médica tem de ser legível para você e para quem vai aviá-la, caso contrário, poderá induzir os erros. Portanto, você pode e deve recusar a receita que não consegue ler. Recuse receitas em códigos, com siglas ou nomes comerciais desconhecidos, como Fórmula G- 79 , Cápsulas Vitamínicas, Cápsulas Anti-Radicais Livres, etc.. Você tem o direito de saber o que irá consumir e escolher onde adquirir os seus medicamentos. Caso a medicação prescrita para você seja de uso contínuo e não contenha substância sujeita o controle pelo Ministério da Saúde,
Solicite ao seu médico que faça constar em sua receita uma das expressões: Uso contínuo, Tratamento por X meses, ou Repetir X vezes.
Alguns medicamentos são controlados pelo Ministério da Saúde e, por isso, necessitam notificações coloridas (azul ou amarela) ou receitas que ficam retidas na farmácia. Se for este o caso, exija a receita ou notificação do seu médico ou dentista. É seu direito. Somente assim as farmácias de manipulação poderão aviá-la.
Importante
Não compre produtos manipulados em consultórios médicos, clínicas de estética, SPAs ou academias.
O estabelecimento oficial e legal para a venda desses produtos é a farmácia.
Somente na farmácia você contará com a assistência farmacêutica necessária, prestada pelo profissional farmacêutico responsável pelo preparo do seu produto.
Se você tiver alguma dúvida, esclareça-a com o seu médico ou com a farmácia que manipulou o seu produto.
5) Como escolher a farmácia de manipulação
A farmácia deve oferecer-lhe a assistência farmacêutica. Portanto, verifique se o farmacêutico está presente. Ele é o profissional habilitado a dar-lhe a orientação correta sobre o seu medicamento.
Exija um bom atendimento.
Observe a higiene do estabelecimento e de seus funcionários.
Exija pontualidade na entrega dos produtos.
6) Automedicação
Ao sentir algum problema, procure sempre o seu médico ou dentista. Ele irá avaliar adequadamente o seu caso. Cada organismo é diferente do outro e requer um tratamento específico. Portanto:
Não tome medicamento por conta própria ou por indicação de um parente ou vizinho, nem recomende o seu medicamento a outra pessoa.
Não repita a receita ou um tratamento que já utilizou anteriormente sem consultar o seu médico.
Os sintomas que você sente agora, embora possam ser semelhantes àqueles ocorridos, podem requerer um tratamento diferente.
Só para Lembrar: Respeite o tempo de tratamento indicado pelo seu médico. Interromper ou estender a medicação por conta própria pode resultar em problemas à sua saúde.
7) Esclareça aqui suas dúvidas mais comuns
Pergunta - Por quanto tempo eu posso ficar com a receita sem mandar manipular os produtos?
Resposta - Caso não haja orientação específica do próprio médico ou dentista, a receita deve ser encaminhada imediatamente à farmácia.
Pergunta - Se eu tiver alguma dúvida sobre o medicamento manipulado, a quem eu devo recorrer na farmácia?
Resposta - Ao farmacêutico. Ele é o profissional habilitado para prestar-lhe assistência farmacêutica e dar-lhe a orientação correta.
Pergunta - Se eu não me adaptar ao medicamento prescrito, o que devo fazer?
Resposta - Procure imediatamente o seu médico ou o farmacêutico que manipulou o seu medicamento.
Pergunta - Eu posso guardar os medicamentos em geladeira?
Resposta - Guarde em geladeira somente o que for recomendado pela farmácia.
Pergunta - Se ficar grávida ou for amamentar, eu posso tomar medicamentos prescritos anteriormente?
Resposta - Se existir a possibilidade de estar ou ficar grávida durante o tratamento, informe ao seu médico. Ele irá orientá-la a respeito dos medicamentos. O mesmo processo deve ser adotado se você for amamentar.
Pergunta - Eu posso consumir bebidas alcoólicas, enquanto estou tomando medicamentos?
Resposta - Não. O álcool poderá diminuir ou aumentar a ação do medicamento, interferindo no seu tratamento.
Pergunta - Se eu esquecer de tomar o medicamento nos horários recomendados, o que devo fazer?
Resposta - Converse com seu médico ou farmacêutico, um dos dois poderá orientá-lo, de acordo com o tipo de medicamento.
Pergunta - Eu posso tomar mais de um medicamento ao mesmo tempo?
Resposta - Se você já estiver tomando algum medicamento, avise o seu médico no momento da consulta.
Pergunta - Eu posso aumentar a dose recomendada pelo médico, se a dor ou sintoma que estiver sentindo ficar mais forte?
Resposta - Não. Apenas o seu médico pode alterar a dose ou a posologia (modo de usar) recomendada.
Pergunta - Já estou me sentindo bem melhor, posso interrompera medicação?
Resposta - A medicação deve ser usada durante o período prescrito pelo seu médico, e somente ele pode autorizar a sua interrupção.
Pergunta - A farmácia de manipulação faz Medicamento Genérico?
Resposta - Não. Os medicamentos denominados Genéricos são fabricados por indústrias farmacêuticas e registrados no Ministério da Saúde, de acordo com a Lei nº 9787/1999. No entanto, a farmácia de manipulação pode aviar qualquer medicamento, desde que prescreva para ser manipulado.
Pergunta - Utilizo o mesmo remédio há muito tempo. Posso mandar prepará-lo na farmácia de manipulação?
Resposta - Sim. Desde que o seu médico o prescreve para ser manipulado.
Pergunta - Mando manipular meu medicamento com frequência e percebo que nem sempre a cor das cápsulas é a mesma. Isso tem algum significado?
Resposta - A cor da cápsula é uma opção da farmácia e não interfere na qualidade do produto.
Pergunta - Ao solicitar a manipulação de um creme, xampu, loção ou xarope, percebo que, ás vezes, a embalagem não vem completa. A farmácia pode ter manipulado menos quantidade que a solicitada?
Resposta - Não. A quantidade prescrita pelo seu médico está de acordo com sua necessidade e, muitas vezes o volume indicado é menor do que a capacidade da embalagem.
Pergunta - Algumas vezes mando manipular o mesmo creme, xampu ou loção em farmácias diferentes e percebo que a cor, a consistência e o cheiro do produto variam de uma farmácia para outra. Por que ocorre essa diferença?
Resposta - Cada farmácia usa seu próprio método para manipular esses produtos, sem que isso interfira na sua ação.
Pergunta - Meu xampu está acabando e eu não posso retornar ao médico. Posso acrescentar água para que ele renda mais? Resposta - Não. Ao acrescentar água, você estará diluindo as substâncias ativas e diminuindo o efeito esperado do seu xampu.
Pergunta - Eu posso continuar tomando um medicamento que já passou do prazo de validade contido no rótulo?
Resposta - Não. O prazo de validade do medicamento deve ser respeitado.
Pergunta - Minha receita médica deve ser entendida por qualquer farmácia de manipulação?
Resposta - Sim, sua receita médica deve ser entendida por qualquer farmácia de manipulação. Quando isso não ocorrer, pode ser que se trate de uma prescrição em código. O uso de códigos, siglas, números e nomes arbitrários são proibidos pela legislação farmacêutica brasileira. No caso de prescrição em fórmula, a composição desta deverá sempre vir discriminada no rótulo.